quarta-feira, 11 de abril de 2012

Início do curso



Abaixo, algumas imagens das publicações alternativas dos anos 70. E neste site, há material interessante: http://tropicalia.com.br/v1/site/internas/marginalia.php

 Jornal Dobrabil  (1977-1981)- Glauco Mattoso



O misterioso ladrão de Tenerife (1972)- Afonso Henriques Neto e Eudoro Augusto



Os últimos dias de paupéria (1984). Torquato Neto. Org. Ana Maria Silva Duarte e Waly Salomão



                              Navilouca (1972/1974). Idealizada por Torquato Neto e Waly Salomão



Em nossa primeira aula, Viviana Bosi afirmou que - mesmo negando as vertentes engajadas dos anos 60 e refutando a ideia progressista embutida no projeto da vanguarda concreta - o fenômeno literário conhecido como "poesia marginal" guarda um ponto de convergência com as correntes literárias das décadas precedentes: o empenho em ampliar o seu público leitor. Especificamente na década de 70, entre os jovens poetas da "geração mimeógrafo" (expressão que aludia á recorrência usual a formas de publicação alternativas ao sistema editorial consagrado) esse empenho traduziu-se pela forma alternativa de publicação e distribuição de textos (vendidos em portas de bares, cinemas, teatros etc.), mas também no estilo coloquial e nos temas cotidianos que davam o tom de parte dessa poesia.

Apesar desse ter sido o fenômeno coletivo que tem recebido mais destaque da crítica literária na última década, outro aspecto ressaltado foi o de que nem todos os autores do período circunscreveram-se nessa forma de produção. Nomes como Ferreira Gullar, José Paulo Paes, Sebastião Uchôa Leite, Hilda Hilst, por exemplo, receberam as influências típicas do momento histórico- contracultura, ditadura militar, tropicália, cinema novo, a redescoberta do primeiro modernismo, entre tantas outras - de forma peculiar e produziram obras que dialogam com essas circunstâncias, sem terem se aproximado estilisticamente dos resultados poéticos dos "marginais".

A diversidade da produção cultural dos anos 70, as relações intrincadas, entre arte experimental e entretenimento de massa, o jogo complexo dos grandes meios de comunicação tornando-se cada vez mais influentes na produção cultural do país também foram mencionados por Viviana. Esses temas serão retomados nas próximas aulas, quando serão abordadas as produções poéticas de determinados autores desse período, com análise de alguns dos respectivos textos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário